business process outsourcing
BPO
Cuidamos dos processos do seu negócio
sua empresa bem atendida
BPO - Financeiro
BPO é a abreviação de Business Process Outsourcing, ou seja, a terceirização dos processos de um negócio. Na prática, a ideia é terceirizar atividades que não estejam diretamente relacionadas à atividade fim da empresa. Por exemplo, um restaurante tem como atividade fim a venda e comercialização dos seus preparos, mas no geral o time não tem expertise na área financeira. Logo, o setor de finanças pode ser terceirizado e conduzido por uma equipe especializada.
Entre as principais funções do BPO financeiro estão a gestão de contas a pagar, como agendamento, conciliação e geração de relatórios, a gestão de contas a receber, como agendamento de recebíveis, emissão de relatórios e emissão de notas fiscais e comprovantes, a conciliação bancária, como transações e rotinas do financeiro, e a gestão de documentos, como organização e arquivamento dos documentos da empresa.
Como começar a fazer BPO financeiro?
O primeiro passo para começar a oferecer BPO financeiro é fazer as finanças da sua própria empresa contábil. Essa etapa vai servir como um teste para o seu novo serviço, garantindo que os processos irão funcionar também com os clientes. Depois, a dica é analisar e escolher os primeiros clientes para começar a oferecer o serviço. Uma aposta é iniciar com empresas de baixa complexidade, com pouco volume de documentos, além de clientes desorganizados e que, por isso, já precisaram pagar multas e que desconhecem sua situação financeira.
Quando você já iniciou os serviços de BPO financeiro com os primeiros clientes, está na hora de começar a pensar em como expandir os seus negócios. Para isso, é importante analisar se as empresas atuais estão enxergando valor no seu serviço e se indicariam o trabalho para outras empresas. Depois, vale avaliar bem como anda o seu departamento de BPO e investir nos processos, produtos e pessoas: erros pequenos podem se tornar grandes quando feitos em grande escala, então esse é o momento ideal para acertar os detalhes e garantir um serviço de qualidade.